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Votação Bibliotecas escolares como equipamento cultural para a educação informacional e midiatica


📚🌐 Bibliotecas Escolares como Equipamento Cultural para a Educação Informacional e Midiática 🌐📚

A Educação Informacional e Midiática tem se tornado cada vez mais essencial no contexto educacional contemporâneo. Nesse sentido, as bibliotecas escolares desempenham um papel fundamental como equipamentos culturais para promover o desenvolvimento dessas habilidades cruciais entre os estudantes. Com base nos padrões estatutários estabelecidos pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, a American Library Association, o Manifesto IFLA e as recomendações da UNESCO - Media and Information Literacy, é possível implementar ações enriquecedoras nas bibliotecas escolares, que se alinhem perfeitamente com as legislações vigentes.

A Política Nacional de Educação Digital (PNED), estabelecida pela Lei 14.533/2023, juntamente com a Lei nº 12.244/20 - Biblioteca Escolar, oferecem um sólido alicerce para fomentar a educação informacional e midiática nas instituições de ensino. A PNED busca integrar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) de maneira transversal ao currículo, permitindo o uso adequado e crítico das mídias e informações disponíveis. Nesse contexto, as bibliotecas escolares têm a oportunidade de se tornarem centros de aprendizado e formação digital, promovendo o acesso seguro à internet e orientando os alunos sobre a seleção, avaliação e uso responsável das fontes de informação disponíveis.

Além disso, a Lei nº 12.244/20, que versa sobre a Biblioteca Escolar, assegura que todas as instituições de ensino do país devem contar com uma biblioteca, reforçando seu papel como espaço democrático de acesso ao conhecimento e à cultura. A biblioteca escolar torna-se, assim, um ambiente propício para a formação de leitores críticos, capazes de discernir informações confiáveis das falsas, de analisar e interpretar conteúdos midiáticos, bem como de criar suas próprias produções culturais e informacionais.

Com a implementação de projetos educacionais inovadores nas bibliotecas escolares, é possível desenvolver competências que permitam aos estudantes participar ativamente da sociedade digital, de forma responsável e ética. Incentivar a produção de conteúdo original, promover a discussão sobre fake news e desinformação, e estimular a criação de projetos de pesquisa que envolvam múltiplas fontes são apenas algumas das ações que podem ser desenvolvidas nesse contexto.

É fundamental, portanto, que as escolas e os profissionais de biblioteconomia trabalhem em parceria para potencializar o uso das bibliotecas escolares como equipamentos culturais de referência para a educação informacional e midiática. Através da colaboração entre educadores, bibliotecários e alunos, será possível construir uma base sólida de competências que serão fundamentais para o sucesso dos estudantes em suas trajetórias acadêmicas e profissionais, bem como para o fortalecimento da democracia informacional e midiática em nossa sociedade.


🌟 Vamos juntos fortalecer a sociedade do conhecimento e formar cidadãos responsáveis e éticos! 🌐🔍

🗳️ Participe ativamente desse movimento! Acesse o link abaixo para votar em uma proposta que apoia o fortalecimento das bibliotecas escolares e da educação informacional:


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