top of page
Sistema CFB / CRB
Conselho Federal de Biblioteconomia
Conselhos Regionais de Biblioteconomia

"Fiscalizar o exercício da profissão é uma responsabilidade de todos os bibliotecários"

FISCALIZAÇÃO

 

O Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região (CRB-11) é o órgão fiscalizador do exercício da profissão de Bibliotecário cuja jurisdição abrange os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

A designação e a prática das atribuições dessa profissão são privativas dos Bacharéis em Biblioteconomia formados pelas instituições oficiais de ensino superior, equiparadas ou oficialmente reconhecidas e com registro ativo no CRB de sua região, conforme a legislação vigente (Leis 4.084/62 - 9.674/98 e pelo Decreto nº 56.725/65).

A atividade do Bibliotecário está enquadrada como profissão liberal pelos termos da Portaria nº 162, de 7 de outubro de 1958, do Ministério do Trabalho e Art. 577 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), Grupo 19 do Plano da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais e na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO/2002, Grupo 2612-05 da Família dos Profissionais de Informação.


Compete ao CRB-11 zelar pela ética e pelo exercício legal da profissão orientando, impedindo e punindo as infrações à legislação, preservando seu cunho liberal e humanista, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade do ser humano.

Os fiscais desenvolvem os trabalhos através de visitas periódicas as bibliotecas, centros de documentação e informação, Prefeituras, Secretarias de Educação e Cultura, hospitais, museus entre outros locais que realizam atividades inerentes a área de biblioteconomia.

Caso você tenha conhecimento de irregularidades, sejam de profissionais não habilitados ou instituições que não possuem Bibliotecários, denuncie-as para que tomemos as devidas providências.

A colaboração dos profissionais da área é de suma importância para a realização – com eficiência e eficácia – desses serviços por parte do Setor de Fiscalização, possibilitando que novas bibliotecas sejam cadastradas e propiciando a abertura de vagas no mercado de trabalho.

Irregularidades podem ser corrigidas e até mesmo evitadas. Cabe lembrar que o trabalho do bibliotecário fiscal visa a valorização do profissional da informação. Facilite, portanto, a fiscalização fornecendo todas as informações solicitadas.

Comissão de Fiscalização (CF) 

A atribuição da Comissão de Fiscalização é coordenar, orientar e supervisionar de forma direta e imediata os serviços da fiscalização, Encaminhando periodicamente através de pareceres os relatórios das atividades desenvolvidas ao Plenário do CRB11.

Jurisdição

A Jurisdição do Conselho Regional de Biblioteconomia 11a. Região inclui os Estados brasileiros de Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Sendo que sua sede está localizada na cidade de Manaus, capital do Amazonas.

Relatórios de Fiscalização

Composição da Comissão de Fiscalização

  • Leina  Medeiros - CRB11/395 (Coordenadora) 

  • Luiz Fernando Almeida - CRB11/1041

  • Kennedy Gonzaga- CRB11/1021

  • Auxiliadora Queiroz Batista CRB 11/596

      Fiscal:

  • Mara Rúbia Borges - CRB11/693  

Nossos Serviços

  • Fiscalização do exercício ilegal da profissão de Bibliotecário; 

  • Fiscalização de instituições e empresas;

  • Orientação à profissionais, instituições e empresas sobre o exercício profissional.

Entre em Contato Conosco:

E-mail:  fiscal@crb11.org.br 

Telefone fixo: (92) 3233-0918

Celular: (92) 99222-2376

bottom of page