COLÓQUIO DE BIBLIOTECAS E INFORMAÇÃO DIGITAL
- Conselho Regional de Biblioteconomia 11ª Região
- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Texto por Samuel Souza
Organizador do III CBID 2025 e Conselheiro Titular do CRB11, 20ª Gestão
No dia 02 de agosto de 2025, o Memorial Samuel Benchimol do Centro Cultural dos Povos da Amazônia foi palco da terceira edição do Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. O evento que teve como objetivo promover a interação, debates e trocas de experiências entre profissionais da informação, estudantes e pesquisadores, destacando-se a importância da preservação e o papel das instituições de memória.
O Colóquio contou com palestras de especialistas que abordaram diferentes perspectivas sobre a preservação e difusão do patrimônio amazônico. Dessa rodada, participaram: a) José Geraldo Xavier dos Anjos, que apresentou um panorama da trajetória do papel das bibliotecas e da literatura como guardiãs da memória regional; b) Ângela Clara Maia Fonseca, que apresentou o trabalho desenvolvido no Centro de Documentação e Memória do Amazonas – CDMAM, especialmente no processo de digitalização de obras raras; e c) Hebe Ribeiro do Carmo, a qual trouxe reflexões sobre a importância dos arquivos e da documentação histórica para a construção da identidade amazônica, além de aspectos conceituais necessários aos processo de construção de políticas de gestão documental.
O Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região se fez presente no evento, representado por sua Vice-Presidente, Sra. Elione Angelin Benjó, que em breves palavras, enalteceu ações deste tipo – por proporcionar visibilidade ao que está sendo realizado em prol do fortalecimento da preservação da memória documentada nas diversas instituições locais, seja por abrir caminhos para a estruturação de estratégias de gestão documental que contemplem as especificidades das culturas ágrafas amazônidas.
A programação contou com a participação de mais de 40 pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área. Merecendo destaque especial a entrega da homenagem “Amazônida do Conhecimento” à Profa Dra Célia Regina Simonetti, em reconhecimento à sua notável trajetória acadêmica e significativas contribuições para a pesquisa, à valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento da memória e identidae amazônicas.
Emocionada e fazendo questão de destacar quão agradecida estava a Dra. Célia Simonetti ressaltou: “[...] a alegria de poder viver esse momento!”
“[...] a todos que conquistam esse reconhecimento comigo porque essa caminhada é e sempre será coletiva, construída pelo apoio e esforço individual de muitos que são comprometidos com o coletivo, com a responsabilidade de procurar fazer o melhor pelos nossos amazônidas e com a edificação de conquistas que construam cenários justos e equitativos. Isso não se faz pelas ações de um único indivíduo e por isso divido com todos que construíram comigo essa jornada, o reconhecimento por essa homenagem.”
Comentários