top of page

Ações de Fiscalização do CRB em 2023


Durante o ano de 2023, o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) dedicou-se incansavelmente à fiscalização e ao fortalecimento da profissão de bibliotecário. Abaixo, apresentamos um resumo das atividades realizadas ao longo do ano:

  1. Auto de Infração: Foram emitidos 22 autos de infração em casos de violação das regulamentações profissionais, garantindo o cumprimento das normas e a integridade da profissão.

  2. Visitas sem Gerar Processo: Realizamos 79 visitas para inspeção e orientação, visando garantir o cumprimento das normas e promover boas práticas na área da biblioteconomia.

  3. Notificação: Foram enviadas 30 notificações para profissionais ou instituições em situações de irregularidade, contribuindo para a regularização e o aprimoramento do setor.

  4. Processos Encaminhados à CONJUR: Doze processos foram encaminhados à Consultoria Jurídica (CONJUR) para análise e orientação legal, assegurando a aplicação justa das normas e regulamentos.

  5. Ofícios: Foram emitidos 98 ofícios para comunicação oficial, solicitações de informações e outras diligências administrativas.

  6. Ofícios com Denúncias Encaminhadas: Seis ofícios foram enviados com denúncias encaminhadas, reforçando o compromisso do CRB com a transparência e a ética profissional.

  7. Atendimento Telefônico: Realizamos 128 atendimentos telefônicos para esclarecimento de dúvidas, orientações e suporte aos profissionais e à comunidade.

  8. E-mail Enviado: Foram enviados 196 e-mails para comunicação interna e externa, facilitando a troca de informações e o contato com os interessados.

  9. Atendimento por WhatsApp: Priorizando a acessibilidade e a praticidade, realizamos 241 atendimentos por WhatsApp, oferecendo suporte rápido e eficiente.

  10. Reunião com a Comissão de Fiscalização: O CRB promoveu seis reuniões com a Comissão de Fiscalização, visando avaliar e aprimorar as práticas de fiscalização e regulamentação da profissão.

  11. Reunião com a Assessoria Jurídica: Cinco reuniões foram realizadas com a Assessoria Jurídica para análise de casos, orientações legais e alinhamento estratégico.

O CRB reafirma seu compromisso com a excelência profissional, a ética e a promoção do desenvolvimento contínuo da biblioteconomia. Agradecemos a todos os profissionais e instituições que colaboraram conosco ao longo deste ano. Juntos, continuaremos a fortalecer nossa profissão e a contribuir para uma sociedade mais informada e inclusiva.


bottom of page