Diretora Administrativa do CRB 11 apresenta 3 artigos no CONFOA



A Diretora Administrativa do CRB11 Layde Queiroz apresentou na última terça-feira (02), dois dos três artigos dos quais teve autoria ou co-autoria, aceitos na 9. Edição da Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (CONFOA), realizado no Instituto Universitário de Lisboa – Portugal.



Os artigos apresentados tiveram como tema, “Agenda 2030 da ONU e seus objetivos para o desenvolvimento sustentável: a relevância dos repositórios institucionais”, “Revistas de acesso aberto da UFAM e IFAM: estudos e abordagens sobre bibliotecas”, elaborado em parceria com a bibliotecária Geyse Carvalho (UFAM) e “Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas”, o qual contou com a autoria das bibliotecárias Márcia Auzier (CMC) e Karina Sales (Reitoria) e a participação da Bibliotecária Beatriz Dias (CMZL). Sua participação no evento foi financiada pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), local onde trabalha. De acordo com ela “o incentivo e apoio institucionais recebidos pelo IFAM foram fundamentais para a participação no evento, por se tratar de uma oportunidade de promover a instituição em âmbito internacional, promovendo também um intercâmbio de informações afim de aprimorar produtos e serviços oferecidos pela biblioteca.


Os artigos abordam a importância dos Repositórios Institucionais; plataformas digitais com a finalidade de preservar e disponibilizar gratuitamente online a produção acadêmica da Instituição favorecendo o intercâmbio de informações entre a comunidade acadêmica, os pesquisadores e o restante do mundo; e uma análise acerca das revistas de acesso aberto da UFAM e do IFAM.




O CRB11 orgulha-se de contar com essas Conselheiras do mais alto comprometimento com a profissão e com a pesquisa na área da Ciência da Informação. Parabéns @laydeq!!! Parabéns @geysedecarvalho!!! #Bibliotecários#Biblioteconomia #ciênciaaberta#openscience #acessoaberto #openacess#CRB11 #teamcrb11 #transparência#unificarparaavançar